OCI - Modus Operandi
O Observatório da Comunicação Institucional – OCI – criado em 01/02/2013, é mantido por uma sociedade educativa sem fins lucrativos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e demais interessados nesta especialidade da comunicação.
O OCI é um espaço destinado à análise e reflexão crítica sobre a conduta das organizações em suas relações públicas – discurso, atitude e comportamento.
Participe enviando questões (textos, fotos, vídeos relacionados à comunicação de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor) para avaliação e publicação.
A partir de 01/10/2013, você – ou sua organização – vai poder contribuir para a manutenção do OCI, apoiando a causa de que uma comunicação melhor faz organizações melhores e, consequentemente, um mundo melhor.
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sábado, 23 de fevereiro de 2013
Flatulência em cadeia.
Estrutura de evento do Bradesco desaba na Bahia e mata um operário. Este é "sua excelência" o fato.
O que acontece "na mídia"?
O Bradesco "solta uma nota" em que declara que "lamenta o ocorrido - a responsabilidade sobre a montagem do evento não é sua, mas de outra empresa, a TV1".
Por sua vez, a TV1 "solta uma nota" e declara que "lamenta o ocorrido - adota todos os procedimentos de segurança exigidos pela legislação vigente no país".
("Solta-se" notinhas como quem libera gases).
COMENTÁRIO DO OCI - Marcondes Neto
Então, tá! Ficamos assim. Não aconteceu nada, ok?
A profissão que consiste em divulgar junto à imprensa matérias - não só as boas, as más também - de interesse de pessoas, empresas e demais organizações é a de relações-publicas. No mundo todo - e não há de ser diferente no Brasil.
Flatulência...
As empresas mais toscas (tanto clientes como de assessoria) contentam-se: havendo um fato com potencial destrutivo junto à opinião pública, solta-se a nota. - Pronto... posicionamo-nos!
Aí, então, a outra parte também solta uma nota - numa flatulência em cadeia. - Pronto... replicamos! E às vezes ainda vêm uma tréplica... poom!
Neste jornalismo de "guerra de notas", quem sai sempre perdendo são: a cidadania, a verdade e a própria atividade jornalística.
Assessoria de Imprensa não é profissão.
Assessoria de Imprensa é função. Assessor de imprensa é cargo. Mas a profissão é relações-públicas. No mundo todo. Se mais relações-públicas fizessem "assessoria de imprensa", com sua formação totalmente diferenciada em relação à dos jornalistas - que são pessoas unicamente responsáveis por escrever e "emplacar" (este é o jargão dos coleguinhas) texto do interesse de seu cliente, nunca por influir em modo de gerir - teríamos talvez menos notícias, mas com certeza melhores práticas empresariais.
Nossos empresários/executivos-clientes seriam mais responsáveis e agiriam com mais noção de responsabilidade civil - e não só responsabilidade midiática de estar "bem na foto" - mesmo quando matam.
Leia mais sobre este tema:
Gato por lebre? Não. Cavalo por boi.
Profissão: concurseiro.
Guerra de notas.
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